Entrevista - Wilson Gama Jr.

Escrito por Sexta, 16 Fevereiro 2018 00:00

Qual é a sua formação? Fale sobre seu dia a dia profissional.
Sou formado em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) em 2000, com especialização em Anestesiologia pelo Centro Médico de Campinas, com titulo de especialista pela Sociedade Brasileira de Anestesia.
Trabalho em um grupo chamado CEAD (Centro Especializado em Anestesia e Dor), que presta serviço em alguns hospitais de Mogi e região, onde fazemos anestesia para todos os procedimentos cirúrgicos (cirurgias cardíacas, pediátricas, plásticas etc.).

Que papel o anestesista exerce num procedimento médico? Qual é a importância disto?
Sem o anestesista não há procedimento cirúrgico. Somos os responsáveis por manter o paciente sem dor, no intra e no pós-operatório; com todos os sinais vitais, segurança e conforto.

Nas horas de folga, quais são suas atividades?
Me dedico a ficar com minha família e praticar esportes, como tênis e corrida.

Cuide-se! A importância do café da manhã

Escrito por Sexta, 02 Fevereiro 2018 00:00

Muitas vezes acordamos com “aquela preguiça”… Mas é bom lembrar que, após oito ou dez horas de sono, onde houve queima de glicose para manter funções do organismo como circulação, respiração e batimentos cardíacos, precisamos oferecer nutrientes que reponham a energia utilizada.

Além disto, outro ponto muito importante é que o café da manhã ajuda no controle da ingestão alimentar ao longo do dia, auxiliando no peso e prevenindo doenças cardiovasculares; melhorando a disposição e o rendimento nas atividades cotidianas.

Para as crianças (principalmente para os adolescentes) que preferem dormir um pouco mais a fazer o desjejum adequado, temos uma informação importante: o cérebro necessita de glicose no processo de raciocínio e aprendizagem. Portanto, a falta desta refeição pode comprometer o rendimento e o desempenho intelectual.

Um café da manhã nutritivo deve oferecer fontes de carboidratos (pães, frutas, geleias, mel), de proteínas e cálcio (ovos, leite, queijo, iogurte), de fibras e de vitaminas (cereais integrais, granola, aveia, frutas com casca).

Portanto, inclua sempre uma fruta com aveia ou granola, uma porção de pão integral com queijo e um copo de leite ou iogurte (ou pão com ovo mexido e azeite + vitamina de frutas com leite e aveia).

E o nosso cafezinho? Pode ser consumido sim! Com moderação, ele é ótimo estimulante cerebral e do metabolismo (cafeína) - só é preciso ter cuidado com o açúcar adicionado (quanto menos, melhor!).

Valorize mais esta refeição e tenha uma vida saudável e com muito pique!

 

 

Com a nutricionista Maria do Carmo S. Santos (CRN 3243)

Em novembro, falamos neste espaço sobre a participação do dr. Jayme Paulillo (leia mais a respeito dele) num congresso brasileiro sobre cirurgia plástica, em Florianópolis.

Após perguntarmos ao medico sobre a real necessidade de marcar presença em atividades assim, recebemos uma resposta bastante interessante, notadamente para os pacientes (atuais ou prospectivos) da Clínica Paulillo: “Ser médico é manter-se atualizado (...); temos obrigação de oferecer o melhor tratamento a nossos pacientes e, por isto, procuro participar de algum congresso, simpósio ou curso pelo menos duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre.”.

O cirurgião plástico continua: “Neste congresso, em novembro, além das atualizações, um fator bastante interessante – isto sempre acontece, aliás – foi o networking que fizemos (eu e meus colegas de profissão). Através desta troca de informações e experiências, conseguimos otimizar e qualificar ainda mais nossos serviços. Nos inteiramos, por exemplo, sobre malhas com fios tratados (hidrofílicos, mais macios) para melhorar a cicatrização, e já  as providenciamos visando oferecer o melhor a quem se vale dos nossos serviços. Vimos, também, que há próteses com texturas mais finas (quase lisas). E chips - instalados em próteses mamárias - contendo todos os dados a respeito das mesmas.”.

Estética - Luz pulsada

Escrito por Sexta, 19 Janeiro 2018 00:00

Você sabe o que é luz pulsada? Trata-se de um tratamento estético que utiliza feixes de luz para tratar alguns tipos de disfunções:

- atenua (ou acaba) com olheiras

- controla acne e rosácea

- clareia tatuagens e sardas

- clareia manchas na pele causadas pelo sol (melanose)

- elimina pequenos vasinhos nas pernas

- depila definitivamente (como a depilação a laser)

- trata cicatrizes e promove rejuvenescimento

 

Como se dá o procedimento?

- antes de mais nada, a luz pulsada deve ser aplicada por profissional habilitado, pois há riscos de queimadura da pele

- para proteção, é importante o uso de óculos durante a aplicação

- a pele não pode estar bronzeada e deve ser livre de óleos e hidratantes (no local da aplicação)

- é contraindicado para pacientes hipertensos ou com dermatites ativas/psoríase; para pessoas em uso de Roacutan ou medicamentos fotossensibilizantes e de corticóides/anticoagulantes há mais de três meses. E para pessoas com câncer

- após o tratamento, o protetor solar é muito importante

 

A boa notícia? Durante todo o ano de 2018 a Clínica Paulillo vai dedicar períodos (ou dias, conforme o mês) específicos para a luz pulsada – com participação especial do CO² fracionado. Informe-se melhor (11 4798-4646/4796-9789) mas, de antemão, anote as datas: 

- janeiro: dia 19

- fevereiro: dia 23

- março: de 19 a 26

- abril: de 16 a 23

- maio: de 21 a 28

- junho: de 18 a 25

- julho: de 23 a 30

- agosto: de 20 a 27

- setembro: de 17 a 24

- outubro: de 22 a 29

- novembro: dia 23

- dezembro: dia 14

2018 - Cuide-se!

Escrito por Sexta, 05 Janeiro 2018 00:00

Chegamos, enfim, à primeira semana de 2018. Nossa equipe, além de desejar dias felizes para todos os clientes e amigos, também resolveu elencar algumas dicas sobre como cada um pode se cuidar melhor a partir do novo ano que chega cheio de boas vibrações. E não se esqueça: saúde e felicidade estão intimamente relacionadas!

Faça um check-up

O primeiro passo para começar o ano novo com saúde é procurar um bom médico e realizar um check-up. Especialistas indicam que, especialmente depois dos 40 ou 50, é recomendável fazer uma bateria de exames todos os anos, de forma a prevenir qualquer problema e identificar precocemente alguma alteração.

Acalme-se

O estresse faz parte da vida de qualquer pessoa, tem sua função e é necessário ao organismo. Mas quando ele se torna intenso demais, frequente ou longo, pode fazer sentido aprender técnicas de respiração ou meditação. Aprenda-as, com calma, como ferramentas para usar em momentos que precise.

Durma horas suficientes

É durante o sono que nosso corpo e mente descansam. Devemos dormir, em média, sete ou oito horas por noite. E é recomendável que comecemos a deixar o ambiente à nossa volta tranquilo e confortável uma hora antes de deitar.

Pratique um esporte

Cuidar mais do corpo é uma ótima resolução. Aproveite a energia renovada e faça mais exercícios físicos ou, então, pratique esportes regularmente. Escolha uma atividade que lhe dê prazer e não hesite em iniciá-la!

Participe de uma ação social

Ajudar os outros pode ser uma ótima forma de melhorar sua própria saúde. Pessoas que participam de ações sociais, em geral, se sentem melhor consigo mesmas e acabam tendo a cabeça mais serena para enfrentar os problemas do dia a dia. De quebra, você faz sua parte e contribui para um mundo melhor. Asilos, creches, comunidades carentes e abrigos de animais não faltam: busque um projeto com o qual você se identifique e viva esta experiência.

Coma mais frutas e vegetais

Começar o ano novo com saúde deve sempre passar por uma boa alimentação. Adotar uma dieta mais saudável diminui os riscos de desenvolver diversos tipos de câncer, doenças cardíacas e diabetes. Além do mais, ajuda a manter a forma e ficar com o corpo em dia, algo bem desejável para um 2018 mais feliz...

Divirta-se

Ninguém é completamente saudável se não se divertir. Rir ajuda a relaxar, reduz a pressão arterial e diminui as chances de um ataque cardíaco precoce. Procure sair e aproveitar seu final de semana, encontrar os amigos para um bom bate-papo ou viajar. Esteja com pessoas que lhe fazem bem!

Aprenda a delegar tarefas/pedir ajuda

Ninguém consegue fazer tudo sozinho, sem precisar da ajuda de outra pessoa em algum momento. Dividir tarefas pode ser bom para você e para os outros (que percebem que confia neles), além de não te sobrecarregar!

Para você ganhar belíssimo Ano Novo

cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,

Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido

(mal vivido talvez ou sem sentido)

para você ganhar um ano

não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,

mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;

novo até no coração das coisas menos percebidas

(a começar pelo seu interior)

novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,

mas com ele se come, se passeia,

se ama, se compreende, se trabalha,

você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,

não precisa expedir nem receber mensagens

(planta recebe mensagens?

passa telegramas?)

 

Não precisa

fazer lista de boas intenções

para arquivá-las na gaveta.

Não precisa chorar arrependido

pelas besteiras consumidas

nem parvamente acreditar

que por decreto de esperança

a partir de janeiro as coisas mudem

e seja tudo claridade, recompensa,

justiça entre os homens e as nações,

liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,

direitos respeitados, começando

pelo direito augusto de viver.

 

Para ganhar um Ano Novo

que mereça este nome,

você, meu caro, tem de merecê-lo,

tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,

mas tente, experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo

cochila e espera desde sempre.

Feliz Natal - Canto de Natal (Manuel Bandeira)

Escrito por Sexta, 22 Dezembro 2017 00:00

O nosso menino
Nasceu em Belém
Nasceu tão-somente
Para querer bem

Nasceu sobre as palhas
O nosso menino
Mas a mãe sabia
Que ele era divino

Vem para sofrer
A morte na cruz
O nosso menino
Seu nome é Jesus

Por nós ele aceita
O humano destino
Louvemos a glória
De Jesus menino

Alimentação

Escrito por Sexta, 15 Dezembro 2017 00:00

Oleaginosas e frutas secas

 

Nesta época do ano é muito comum incluir nos pratos das ceias de Natal e Ano Novo as oleaginosas e as frutas secas. Então, vamos saber mais sobre elas.

Oleaginosas

São vegetais que possuem óleos e gorduras que podem ser extraídos através de processos adequados. Tem propriedades antioxidantes, auxiliando no bom funcionamento das defesas do nosso corpo.

Ajudam, também, a aumentar o bom colesterol (HDL), controlando o colesterol total e prevenindo doenças cardiovasculares.

São ricas em vitaminas E e nas do complexo B, magnésio, zinco, selênio e proteínas vegetais; porém devem ser consumidas em quantidades controladas (para não ocasionar ganho de peso) por se tratarem de alimentos altamente energéticos.

Podemos citar alguns exemplos: noz, castanha-do-pará, macadâmia, amêndoa, avelã, amendoim, pistache e castanha-de-caju.

Frutas secas

As frutas secas são as que sofreram processo de desidratação, concentrando seus nutrientes e tornando-se muito ricas, fáceis de transportar e armazenar.

Indicadas para atletas durante e após as provas, tem como exemplos mais tradicionais a uva, a ameixa, damasco, figo e a maçã.

São ricas em potássio, vitaminas, minerais e ótimas fontes de antioxidantes; porém são concentradas em açúcar e devem ser ingeridas em pequenas porções (como as oleaginosas).

Consulte um nutricionista para individualizar a porção mais adequada à sua saúde! Boas Festas!

 

Com a nutricionista Maria do Carmo S. Santos (CRN 3243)

Verão - Cuidados com a pele

Escrito por Segunda, 30 Novembro -0001 00:00

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) atestam que todos os anos surgem 176 mil casos de câncer da pele - o de maior incidência - no país.

Atenta a este alto índice, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desenvolve, desde 2014, o movimento Dezembro Laranja, com a promoção de uma série de iniciativas de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce. Este ano, o slogan é “se exponha mas não se queime”.

Mas a exposição errada ao sol não acarreta somente o risco de se contrair câncer de pele. Ela pode, sim, trazer outros problemas como desidratação, queimaduras e fotoenvelhecimento. E, com base nesta periculosidade, a biomédica Renata Roggero elenca alguns cuidados simples que podem evitar patologias:

- mantenha sua pele limpa e hidratada

- use protetor solar em toda a área que fica exposta, sempre (tanto ao tomar sol quanto indo trabalhar)

- não se depile e “pegue” sol

- não tome sol e faça depilação a laser em seguida

- o melhor horário para se expor ao sol é antes das 10 horas e após às 16 horas

- beba muito líquido

Entrevista - Heloísa Nishida

Escrito por Sexta, 01 Dezembro 2017 00:00

Por que você escolheu se especializar em podologia?
Há quatorze anos descobri a podologia como fonte de renda. Fui aprimorando a técnica, fazendo novas especializações e me apaixonei de vez! Sinto-me privilegiada por cuidar dos pés dos meus clientes, amigos, conhecê-los um pouco mais e vê-los satisfeitos com o resultado. 

O que sua atividade profissional engloba?
A podologia nada mais é do que saúde e bem-estar dos pés. Cuidamos de unhas infeccionadas e encravadas, desbaste de calos e calosidades, onicomicoses (micoses nas unhas), corte correto das unhas, tratamento para fissuras e reflexologia (que é uma delícia).

Qual é a periodicidade correta para se fazer podologia?
Normalmente orienta-se fazer o tratamento uma vez por mês, exceto em casos isolados (como infecções da unha). 

Quem - e em quais situações - pode se valer da podologia?
A podologia é para todos. O paciente pode - e deve - procurar o profissional sempre que precisar.

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Contato

Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Jayme L. E. Paulillo

Avenida Santa Rita , 276 - Jardim Armênia | Mogi das Cruzes - SP 

(11) 4798-4646 | (11) 4796-9789